quarta-feira, 21 de abril de 2010

Aniversário de Brasília - o blog é meu e eu falo o que quiser!!!

Estou simplismente chocada com uma reportagem que acabei de ler na Veja!
Um tal de Augusto Nunes (figura desconhecida e que, como meu ilustríssimo cunhado ressalta, não tinha perspectiva nenhuma e virou jornalista) escreveu na edição especial dos 50 anos de Brasília que nossa amada capital é um lugar de pessoas sem identidade. Faz comparações ridículas com o Rio de Janeiro (deve, no mínimo ser uma carioca torcedor do Flamengo) e fala do nosso dia a dia como uma coisa banal e sem cor.
Concordo que nossa capital ainda tem alguns aspectos que precisam evoluir, mas nenhuma outra cidade se compara com ela. Direciona-se da seguinte forma a um brasiliense: "Talvez seja um quarentão de classe média, diplomou-se pela UnB, é funcionário público, combina ternos cinza ou azul-escuro com gravatas de desenho sóbrio, mora em apartamento, conhece meio mundo mas convive estreitamente com poucos"... Digo que isso é inveja, pois esse quarentão de terno cinza deve ganhar, no mínimo, 3 vezes mais que esse jornalistazinha fajuto e vive muito melhor do que ele no Rio. Tá falando de uma das melhores Universidades do país? Numa cidade tão sem identidade, isso não era pra acontecer... Daqui saem os melhores profissionais e nosso mercado de trabalho é muito bom, afinal somos ensinados a estudar na UnB, passar em um concurso e nos aposentar morando bem e ganhando tão bem quanto!
Cita também a convivência entre as pessoas da cidade. Não faz o nosso tipo inventar amizades somente para mostrar boa convivência. Falamos com quem realmente nos sentimos bem em falar e não para se mostrar uma pessoa que não é.
É tão difícil achar endereços? Basta estudar geografia e matemática... aposto que você conseguiria! Mas ainda bem que o seu jornalismo não exige tanto. Acho até injusto estar falando tanto de uma classe por conta de um. Joga palavras bonitas para algumas pessoas não entenderem (e que provavelmente não são daqui). Mas saiba que em Brasília, e como cidadã dessa maravilhosa cidade, entendi muito bem sua colocação mal feita. Péssima crítica, mal fundada e claramente de uma pessoa que não conhece o nosso cerrado.
Somos cercados de bandidos - digo - deputados... Mas eles chegam principalmente dos outros estados, pois pouquíssimos tem menos de 50 anos e nasceram na nossa capital.
Um campo de futebol e uma porcaria de Sapucaí não são e nem serão componentes das nossa identidade. Não somos iguais a vocês e o que nos faz especiais é justamente a nossa diferença de qualquer outro lugar do país. Então meu querido, antes de falar de Brasília, primeiramente pense! Nós podemos reclamar, mas amamos nossa cidade e poucas são as pessoas que querem sair daqui! Porquê? Aqui é o melhor lugar do Brasil pra se viver.
Para finalizar, a minha crítica vai para a edição da Veja. Como permitem a publicação de uma reportagem como essa? Nessas horas voltamos a discutir a questão da regularização dessa profissão, pois "profissionais" sme formação acabam resultando em babaquices como essa!

Senhor Augusto, dê uma olhada nas notícias da nossa festa de aniversário e MORRA DE INVEJA!

Para conferir o despeito desse cidadão mal informado acessem: http://veja.abril.com.br/especiais/brasilia/cenario-infinito-baniu-multidao-p-182.html

Nenhum comentário: